Montadora aposta na tecnologia autônomo (Imagem: Kittyfly/Shutterstock)

 

Após meses de grande expectativa, a Tesla finalmente lançou seu robotáxi elétrico. A previsão inicial informada pela empresa é que os veículos, chamados de Cybercab, pudessem entrar em operação a partir de 2026. Agora, no entanto, Elon Musk disse que pretende lançar o serviço já no no ano que vem, algo que não tem convencido analistas.

A declaração do empresário aconteceu durante teleconferência de resultados trimestrais da Tesla. Ele afirmou que acredita que o Cybercab esteja disponível para realizar viagens pagas na Califórnia e no Texas em 2025. Musk ainda afirmou que a companhia já está oferecendo viagens para funcionários na área da baía de São Francisco.

Apesar das promessas do dono da Tesla, a empresa ainda não conta com todas as autorizações necessárias para iniciar as operações com os robotáxis. E, segundo analistas, isso pode levar mais tempo do que o esperado.

O Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia, que regula os testes e a implantação de veículos autônomos no estado, disse à Reuters que a Tesla só possui uma licença que permite o uso dos carros com motorista. Em outras palavras, a empresa ainda não solicitou autorização das operações sem motoristas, caso do Cybercab. A companhia de Musk não se pronunciou sobre o assunto até o momento.